sábado, 25 de julho de 2015

Luan Santana e Lucas Lucco serão as atrações da ExpoAcre 2015

No Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, localizado no 2º Distrito de Rio Branco (AC), as últimas horas que antecedem a abertura oficial da maior feira agropecuária da região, a Expoacre, tem sido de muito corre-corre para dar contra do trabalho, tudo para deixar o espaço preparado para receber a população acreana, além dos turistas de outros estados do país e nações vizinhas, como por exemplo o Peru e a Bolívia.
Como de costume, muitas empresas deixaram para montar os estandes na última hora. Por lá, há espaço para todos os setores, desde o moveleiro até o pequeno produtor. Há também um galpão específico para a área de economia solidária e outro somente para os interessados nas ações do Sebrae, que é Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
SEGURANÇA
Os trabalhos de segurança no Parque de Exposições serão reforçados. Tudo foi programado pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPC), que estará presente na Expoacre 2015. Durante o evento, uma Delegacia Itinerante estará funcionando atrás do palco de shows, em todos os dias de feira. Lá, será possível registrar os procedimentos criminais ou mesmo os conhecidos Boletins de Ocorrências. Em média, 300 homens estarão envolvidos na fiscalização e segurança durante a Cavalgada. Nos demais dias de feira, serão quase 200.
cavalgada1-580x387
O Corpo de Bombeiros terá um papel diferente este ano. Além de vistoriar os comércios para verificar se possuem itens de segurança e proteção de combate a incêndios, a equipe vai inspecionar veículos e animais que participarão da Cavalgada, fazendo com que sejam cumpridas todas as normas e procedimentos.
ESPAÇO FAZENDINHA
Para os produtores, opções não vão faltar das 7 às 22 horas, no espaço da “Fazendinha”. Diariamente, haverá cursos, palestras e intercâmbios que fortalecem a agricultura familiar. No Tatersal Alemão, também será realizado o Leilão de Elite, considerado o melhor da região, por reunir criadores de animais de peso e genética de elite.
RODEIO
A apresentação das provas de rodeios começa às 20 horas, na Arena de Rodeios. Já o circuito de provas dos três tambores será na terça, 28, às 18 horas, e a final também será no mesmo dia, às 20 horas.
galeria6_3
ESPORTES RADICAIS
Quem aprecia manobras radicais vai curtir a apresentação da equipe Jorge Negretti Show, um evento promovido pela Yamaha Concessionárias Paris Dakar e Recol Motos, às 20 horas de quinta-feira, 30, na Arena, com entrada franca.
E tem mais: no dia 2 de agosto, domingo, será realizada a Corrida de Supercross, às 19 horas, patrocinada pelo grupo Honda/Star Motos. Entrada vai ser gratuita.
MÚSICA
luan3
O show gospel ficará por conta de bandas locais, no dia 29, às 20h30. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Os shows nacionais terão abertura com o cantor Luan Santana no dia 31, às 23 horas. Em seguida, Lucas Lucco se apresenta no dia 1 de agosto, no mesmo horário.
EXPOSIÇÕES
A abertura dos estandes ao público dos setores de gastronomia, bem como de negócios e entretenimento, será feita às 18 horas, e todas as atividades no parque serão encerradas às 3 horas.
CULTURA
Este ano, o Arraial Cultural de Rio Branco ocorrerá no Parque de Exposições,entre os dias 25 de julho e 2 de agosto. O objetivo é receber o maior número de visitantes no local. Haverá, segundo a organização, queima de fogos, o tradicional Concurso Estadual de Quadrilhas, a escolha da Rainha Caipira e os shows com artistas e grupos. Essa será a 17ª edição do arraial, que será no estacionamento do Rotary, próximo aos brinquedos.
CAVALGADA
galeria_8
Na edição de 2015, a Cavalgada será dividida em alas. Para participar, os amantes do evento deverão se programar e decidir como irão: se à pé, à cavalo ou em caminhões ou quadrículos. Não será permitido misturar as alas.
Segundo a Secretaria de Turismo, apoiadora do evento, De foi necessário ser assinado um Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público do Acre, para a realização do evento. O documento prevê várias punições: uma delas é a multa para o descumprimento das normas. Para as comitivas, será exigida uma pulseira de identificação diferenciada para menores e maiores de idade. Esse distintivo dará acesso ao consumo.
É importante ressaltar que não serão permitidos cavaleiros com pessoas na garupa, e crianças menores de 12 anos não poderão transitar na área dos cavalos.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Nesta edição da Expoacre haverá um estande do governo peruano, numa área de quase 200 metros quadrados, com a participação de sete grandes indústrias de segmentos do comércio e do turismo. Nesta sexta-feira, 24, pela tarde, o espaço ainda estava sendo montado.
NEGÓCIOS LOCAIS
O espaço Galpão de Negócios vai homenagear as cinco regionais do Acre. Além das barracas do Programa de Feiras Regionais, a identidade visual pretende destacar dois pequenos negócios bem sucedidos de cada recorte territorial acreano. Com o tema “Governo Parceiro, Povo Empreendedor”, slogan da gestão do governador Sebastião Viana, a proposta visa melhor representar o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, coordenadora do espaço. Ao todo serão mais de 90 expositores da capital e interior do estado.
TRANSPORTE E TRÂNSITO
A Prefeitura de Rio Branco, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS) estará disponibilizando, durante os nove dias de Expoacre, uma linha de ônibus exclusiva para atender a demanda de passageiros durante os dias do evento. Apenas no dia da Cavalgada, 26 de julho, ocorrerão mudanças na rota dos ônibus e na rotina dos demais condutores.
Segundo a Prefeitura, o trecho entre a Ponte Metálica, na altura da Farmácia 24h, até a rotatória da Rua Nossa Senhora Conceição ficará interditado desde a manhã para que os caminhões das comitivas iniciem o trajeto na Gameleira e possam seguir pela Via Chico Mendes até o Parque de Exposições.
FISCALIZAÇÃO
A equipe de fiscalização da RBTRANS estará no Parque de Exposições e no Terminal Urbano assegurando o cumprimento dos horários dos ônibus, da lotação permitida e da limpeza dos mesmos. Caso seja necessário, mais coletivos serão disponibilizados.
Além disso, os agentes irão monitorar os serviços de táxi e moto-táxi, que não são autorizados a cobrarem preços abusivos nas viagens. Sendo assim, o valor cobrado pelos permissionários taxistas será através do taxímetro, enquanto a tabela de quilometragem será a tarifa paga aos mototaxistas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Rio Branco (AC)