segunda-feira, 10 de agosto de 2015

JORDÃO: Governo inaugura ETA no município e garante 100% de abastecimento de água

Estação vai abastecer a cidade toda, todos os dias, pelos próximos 20 anos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais saúde e mais dignidade para a população de Jordão. O governador Tião Viana inaugurou neste sábado, 8, a Estação de Tratamento de Água (ETA), que será responsável por garantir 100% do abastecimento para as famílias jordanenses. Em parceria com a prefeitura de Jordão, a ETA vai triplicar a produção de água, assegurando abastecimento diário a todas as residências da área urbana da cidade.

O ato de inauguração da ETA reuniu a comunidade, membros do governo e da prefeitura. O deputado federal Léo de Brito, o deputado estadual Jenilson Leite e a assessora do Ministério da Defesa Perpétua Almeida também participaram da inauguração da estação.

“Isso aqui é um sonho realizado. É um olhar para o amanha, pois estamos garantindo água 24 horas em todas as residências do Jordão. Um trabalho feito com coração, e o resultado é a queda da mortalidade infantil, bem como a redução de doenças e as internações hospitalares. A água é a grande base da qualidade de vida das pessoas”, afirmou Tião Viana.

ETA vai triplicar a produção de água, garantindo abastecimento diário (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, contou que antes o município produzia apenas 10 litros por segundo, que não eram suficientes para abastecer com eficiência a cidade. “O abastecimento de água no Jordão era dia sim e três não, isso porque a produção de água aqui era insuficiente. A parceria entre o governo e a prefeitura permitiu que trouxéssemos uma nova ETA para abastecer a cidade toda, todos os dias e o dia todo, por pelos próximos 20 anos”, contou o gestor.

O prefeito do município, Elson Farias, não conteve a alegria e agradeceu ao governo pelo novo momento na história do Jordão. “Aqui a gente tem um amigo e parceiro que conosco faz com que vençamos as dificuldades. Só com pessoas comprometidas com a gestão é possível avançar dessa maneira”, disse o prefeito.

O deputado federal Léo de Brito pontuou que a cidade agora vai ter mais saúde, o que vai contribuir muito para a melhoria de vida das pessoas. “Este é um momento muito importante para o Jordão, porque a falta de tratamento de água e esgoto é responsável por 70 % das doenças no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde [OMS]. Então, é um grande avanço para o município. Parabéns ao governo e à prefeitura”, congratulou o parlamentar.

Por Ana Paula Pojo
Agência de Notícias do Acre