quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Mais de 97% das escolas acreanas estão em funcionamento

Nesta terça-feira, 11, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) contabiliza 97,4% das escolas em Rio Branco e 97% nas demais cidades acreanas com aulas.Especialmente os alunos que irão prestar Enem comemoram o retorno das aulas (Foto: Mardilson Oliveira/Secom)O percentual corresponde a 160 unidades de ensino funcionando totalmente no interior. Apenas 10 escolas em todo o Estado continuam em greve. “Agradecemos aos professores pelo retorno às aulas e pela compreensão de que, neste momento, temos que preservar o ano letivo, sobretudo o direito dos nossos alunos de aprender”, destacou Marco Brandão, secretário da pasta.
Desde segunda-feira, 10, escolas que estavam havia quase dois meses sem funcionar começam a retomada do ano letivo.
Nesta terça-feira, servidores da Escola Sebastião Pedrosa também retornam às funções. “O governo continua disposto a dialogar e, consequentemente, os professores que estão retornando terão seus vencimentos mantidos, e acredito que avançaremos bastante em relação às outras pautas”, observou Brandão.
A Escola Joelma de Oliveira passou apenas uma semana em greve. De acordo com a gestora Maria Raimunda de Brito Araújo, não haverá prejuízo para o calendário escolar porque os dias sem aulas coincidiram com o recesso escolar. “A escola retornou em massa. Amanhã já vamos organizar o planejamento de avaliações”, pontuou.
Em escolas que passaram mais tempo em greve, como a Armando Nogueira, de ensino médio, para repor os mais de 50 dias de aulas será necessário um planejamento específico, incluindo aulas até janeiro de 2016.
Mais de 80% dos professores estão hoje em sala e podem acompanhar os alunos que se submeterão ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Quando todos [professores] voltarem, teremos que ajudar o máximo possível os alunos a recuperar o conteúdo perdido”, ressaltou Luziane Nepomuceno, coordenadora de ensino.
Por Celis Fabrícia