quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Motivo d epreocupação Mosquito da dengue está mais resistente


Agora, ele sobrevive durante todo o ano e não apenas no verão. Pesquisa foi feita pelo Instituto Butantan.Uma pesquisa do Instituto Butantan descobriu que o mosquito da dengue está mais resistente. Agora, ele sobrevive durante todo o ano e não apenas no verão.

Os pesquisadores de São Paulo ficaram de olho no mosquito durante cinco estações e perceberam que o Aedes aegyti é mais versátil do que se imaginava. O que, para ele, é ótimo. Mas, para nós, nem um pouco.

“A gente encontrou uma grande variabilidade genética em todas as estações, inclusive no inverno. Isso reforça a ideia que nós precisamos combater o mosquito durante todo o ano, não só no verão”, explica a pesquisadora do Instituto Butantan Caroline Louise.

O mosquito muda, mas o vírus que ele carrega, pelo menos até agora, não variou. São quatro tipos de vírus estáveis e o instituto está perto da vacina que vai combater os quatro.“A expectativa é ver se a partir de 2018 essa vacina já estaria disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde para que a população pudesse ser vacinada gratuitamente”, diz o diretor de Ensaios Clínicos do Instituto Butantan, Alexander Precioso.

Um dia, nossa arma contra esse inimigo vai estar em uma seringa, mas, por enquanto, a missão é combater os lugares onde ele gosta de morar.

Fonte: Jornal Hoje