terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CIDADE DO AC TEM PIOR DESEMPENHO SOCIOECONÔMICO DO PAÍS

Santa Rosa do Purus teve índice três vezes menor que o da melhor cidade. Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal baseia-se em várias áreas.
Cidade do Acre teve menor desempenho do Brasil, diz estudo (Foto: Reprodução/IFDM)
Um estudo feito pela Federação de Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados de 2013, mostrou que Santa Rosa do Purus, distante 300 km de Rio Branco, é o município com pior índice de desenvolvimento socioeconômico do país. A pesquisa, divulgada na quinta-feira (3), leva em consideração as áreas de educação, saúde, emprego e renda.

De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que varia entre 0 e 1 – sendo 1 o nível máximo –, a cidade acreana alcançou 0,2763. O valor é três vezes menor que o do município mais bem colocado, Extrema (MG), que teve índice 0,9050.

Segundo o IFDM, o baixo resultado de Santa Rosa do Purus se explica pela existência de problemas pontuais em 2013, como mercado de trabalho formal estagnado e baixa escolarização de professores. O índice mostra que “apenas 16,4% dos docentes possuem nível superior, em contraste com 79% do país como um todo”.

Além disso, a Firjan aponta que somente 7,9% das gestantes residentes na cidade acreana frequentaram mais de seis consultas pré-natal, muito abaixo da média nacional de mais de 61%.

“De fato, a pontuação de Santa Rosa do Purus é tão baixa que salta aos olhos a diferença de mais de 20,0% frente ao penúltimo colocado, Barcelos – AM (0,3433)”, relata a pesquisa da federação.


IFDM


O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), segundo a federação que o elabora, é calculado levando em consideração estatísticas públicas oficiais disponibilizadas, principalmente, pelos ministérios do Trabalho, Educação e da Saúde.


Fonte: G1