sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Governo amplia abastecimento de água em Tarauacá

Obras de ampliação da ETA em Tarauacá custaram R$ 850 mil (Foto: Arison Jardim/Secom)
Com olhar para a saúde e dignidade da população de Tarauacá, o governo do Acre duplica a produção de água e garante a ampliação da rede de distribuição no município. Com um investimento de mais de R$ 1 milhão, em parceria do com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fica garantida uma boa distribuição de água para os próximos 20 anos.

Distribuindo mais de 270 litros de água para cada família de Tarauacá, o novo conjunto conta com duas novas Estações de Tratamentos (ETAs), entregues nesta sexta-feira, 19, que se somam às outras duas já existentes e também à ampliação da rede de distribuição.

O futuro, do ponto de vista da saúde e do bem-estar da comunidade, é garantindo com este trabalho. “Estamos fazendo com que a água de boa qualidade seja bem tratada e bem distribuída. Assim, garantimos uma produção suficiente para abastecer toda a cidade, de forma intensa, todos os dias. Em seguida, já começamos a fazer o reforço e ampliação da rede de distribuição”, afirma Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Departamento de Saneamento e Pavimentação do Acre.

Mantendo os investimentos para a comunidade, o governo fez com que nos últimos 15 anos a rede de distribuição pulasse de 62 casas para mais de 5.000 atualmente. Agora, com a entrega da nova ampliação, a ETA tem capacidade de produção de 160 litros de água por segundo.

O governador Tião Viana falou do impacto que esse trabalho terá na vida da cidade, lembrando ainda que até 2018 todos os municípios do estado terão sua distribuição de água assegurada ou ampliada: “O investimento contribui de forma definitiva para melhorar a saúde da população de Tarauacá. A água inadequada é a principal fonte de transmissão de doenças em qualquer país abaixo da Linha do Equador. Com a distribuição de água totalmente potável, diminiui-se em 50% a mortalidade infantil, e vocês, servidores do Depasa, podem bater no peito e se orgulhar dessa contribuição para as crianças desta cidade.”