quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Lula lidera pesquisa para 1º turno da eleição presidencial em 2018, diz CNT/MDA


De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao instituto MDA e divulgado nesta quarta-feira, o ex-presidente Lula lidera a pesquisa espontânea para o primeiro turno da eleição presidencial de 2018, com 8,6% de intenção de votos. Em segundo lugar, vem o senador Aécio Neves (PSDB/MG), com 5,7%; já em terceiro surge a ex-senadora Marina Silva, com 3,8%.

O quarto lugar é ocupado pela presidente afastada Dilma Rousseff, com 2,3% das intenções, enquanto o quinto lugar fica com o presidente em exercício Michel Temer, com 2,1%. Detalhe: Temer está exatamente empatado com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC/RJ). Já Ciro Gomes (PDT) surge com 1,2%. Os outros nomes não alcançam 1% das citações. Votos nulos somam 16,7%, enquanto indecisos alcançam 54,1%.

Com Aécio sendo mencionado na pesquisa estimulada de 1º turno, Lula também aparece na ponta, com 225% das intenções. O tucano vem em seguida, com 15,9%, tendo Marina Silva como companheira em empate técnico (14,8%). Ciro Gomes (6%), Bolsonaro (5,8%) e Michel Temer (5,4%) surgem bem atrás, também empatados tecnicamente.

Tendo Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, no lugar de Aécio Neves, Lula também lidera, com 22,3% das intenções de voto. Neste panorama, Marina assume o segundo lugar, com 16,6%, enquanto Alckmin soma 9,6%. Ciro Gomes (6,3%), Temer (6,2%) e Bolsonaro (6,2%) estão empatados. A pesquisa não montou um cenário com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, como candidato do PSDB.

http://oglobo.globo.com/