terça-feira, 14 de março de 2017

Após um mês, 5 presos continuam foragidos de presídio em Rio Branco

Presos cerraram cela e escalaram o muro do presídio para fugir e permanecem
foragidos desde o dia 11 de fevereiro (Foto: Divulgação/Iapen)

Detentos fugiram em 4 de fevereiro após serrar grades e usar 'teresa'. Ao todo, oito detentos permanecem foragidos, segundo o Iapen-AC.

Após 31 dias, cinco presos permanecem foragidos do presídio Francisco d'Oliveira Conde, em Rio Branco. Conforme o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) as polícias Militar e Civil permanece fazendo buscas, mas nenhum detento do grupo foi recapturado.
saiba mais

A fuga ocorreu no dia 11 de fevereiro, no pavilhão I, do Chapão, onde ficam os presos setenciados.

O Iapen-AC informou que os homens serraram as grades da cela e escalaram o muro para fugir da unidade usando uma "teresa" - corda feita de lençóis e roupas.

Sebastião Wevento Lima de França, de 26 anos, Leandro Lima Cabanelas, de 28 anos, Nilton Antônio Pereira, de 41 anos, Wiles Calado do Nascimento, de 22 anos, e Raimundo Nonato dos Santos Fonseca, de 27 anos, cumprem pena por latrocínio, furto e homicídio qualificado, além de outros crimes.

O diretor da unidade, Rames Mequista, chegou a informar que um processo administrativo foi aberto para investigar a fuga. Os pavilhões passaram por revistas em que foram apreendidas facas, estoques, drogas, celulares, carregadores e dinheiro.

Segunda fuga
Uma segunda fuga na mesma unidade ocorreu na madrugada do dia 4 de março. No total cinco presos fugiram do pavilhão L após um apagão. Dois detentos foram recapturados logo após a fuga, mas três permanecem foragidos há dez dias. Ao todo, o Iapen-AC faz buscas por oito presos. Segundo o órgão, durante a ação 13 presos tentaram fugir e foram recapturados ainda dentro da unidade.

Entre os detentos que fugiram em 4 de fevereiro estavam estão: Izaias da Silva Oliveira, Isaquiel de Lima Machado, Ezimar de Menezes Teixeira, Roniseley Ribeiro da Silva e Marcelo Augusto Cunha, sendo os dois primeiros os detentos que foram recapturados, de acordo com o Iapen.


Cinco presos fugiram no dia 4 de março de presídio em Rio Branco (Foto: Divulgação/Iapen)

Do G1 AC