segunda-feira, 13 de março de 2017

RIO BRANCO: MORRE AOS 87 ANOS WILDY VIANA PAI DE TIÃO E JORGE

Wildy Viana, foi ex-deputado federal pai do governador Tião Viana
e do senador Jorge Viana, Foto/Internet
Morreu às 14h30min desta segunda-feira, 13, aos 87 anos, na UTI do Pronto Socorro de Rio Branco, vítima de complicações respiratórias, seu Wildy Viana Neves, pai do senador Jorge Viana e do governador Sebastião Viana. A informação foi confirmada pelo próprio governador por meio de sua conta no twitter.

Nas redes sociais, Sebastião afirmou que seu pai “deu as maiores lições de honra, humildade, trabalho e amor ao Acre”. “Pudemos dizer que o amamos e que ele fez de tudo por nós”, disse ainda o governador.

Wildy Viana foi internado na noite da quarta-feira passada com princípio de insuficiência respiratória e foi diagnosticado com DPOC, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Ele chegou a ser submetido a uma sessão de radioterapia, mas seu estado de saúde já era muito grave.

QUEM FOI WILDY VIANA?
Wildy Viana, pai de Jorge Viana e Tião Viana
Nascido em 26 de abril de 1929, em Brasileia, seu Wildy Viana das Neves, filho de Virgílio Viana das Neves e de Sebastiana Lopes Viana, era radiotelegrafista. Era chamado pelos amigos pelo apelido de Dico. Na carreira política, ele começou como vereador em Rio Branco em 1963 pela UDN,antiga União Democrática Nacional, e com a outorga do bipartidarismo pelo Ato Institucional Número Dois baixado pelos militares em 1965, optou pela ARENA, a Aliança Renovadora Nacional.

Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Rio Branco em janeiro de 1966e assumiu a prefeitura após a cassação de Aníbal Miranda. Depois, deixou o cargo em julho em razão do pleito de outubro quando foi eleito deputado estadual pela ARENA reelegendo-se em 1970 e 1974.

Em 1º de setembro de 1978 seu cunhado, Joaquim Macedo, foi confirmado governador do Acre após indicação do presidente Ernesto Geisel e em novembro Wildy Viana foi eleito deputado federal e reeleito pelo PDS em 1982.

Era casado há 58 anos com Sílvia Falcão Macedo das Neves com quem teve quatro filhos: Jorge Viana, atualmente senador, Sebastião Viana, governador, Silvia Helena e Wildy Viana Neves Filho (este último já falecido).

da redação ac24horas