segunda-feira, 22 de maio de 2017

Trump inicia primeira viagem internacional na Arábia Saudita

Presidente americano foi condecorado com a maior honraria civil do país.
Líderes dos dois países sentaram para firmar acordo de venda de armas.

O presidente americano Donald Trump iniciou a primeira viagem internacional do governo dele visitando um rival histórico do Irã no Oriente Médio: a Arábia Saudita.

Donald Trump e a primeira dama Melania foram recebidos com pompa pelo Rei Salman. O presidente americano foi condecorado com a maior honraria civil do país e fez um tour do palácio real saudita. Depois, os dois líderes se sentaram para firmar o que a Casa Branca chamou de o maior acordo de venda de armas da história. Equivalente a R$ 350 bilhões agora e mais R$ 1,3 trilhão nos próximos dez anos.

Trump comemorou ao lado do príncipe Bin Nayef, primeiro na linha de sucessão da monarquia saudita. "Foi um dia tremendo, de centenas de bilhões de dólares em investimento nos Estados Unidos e muitos empregos”, disse Trump.

O governo americano citou ameaças iranianas como uma das justificativas para o acordo militar. Perguntado se estaria descartando o contato diplomático com o Irã, o secretário de estado Rex Tillerson respondeu sempre estará aberto a uma conversa construtiva.

No domingo (21), o desafio de Trump será maior. Ele vai discursar para líderes de mais de 50 países onde predomina a religião islâmica e deve apresentar a visão dele para o combate ao terrorismo. Trump tem um longo histórico de declarações consideradas ofensivas aos muçulmanos e na campanha chegou a dizer iria proibir que a entrada de todos eles nos Estados Unidos.

http://g1.globo.com/jornal-nacional