segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cerimônia de entrega da Casa Chico Mendes será realizada nesta terça-feira

A cerimônia de entrega da Casa Chico Mendes será realizada nesta terça-feira, 27, às 14h, em Xapuri. A obra, orçada no valor de R$ 118 mil, é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento contará com a presença de representantes do governo e da superintendente do órgão nacional, Kátia Borges.

Entre as mudanças, estão a readequação no solo do entorno, para o caso de uma nova enchente atingir o espaço, além de reforço estrutural nos pilares da casa, amarrações nas junções da estrutura, enxerto ou troca das madeiras – sendo que somente a parede onde estão as marcas do sangue de Chico foram mantidas. As telhas também foram limpas e recolocadas no lugar, uma nova cerca foi construída e as paredes foram pintadas.

O projeto foi contratado pelo Iphan em 2014, porém, o início da reforma foi adiada devido à alagação de 2015. O órgão ainda realizou um minucioso estudo preliminar sobre o histórico e a conservação da casa, além do mapeamento de danos.
Patrimônio histórico e cultural

A Casa Chico Mendes é considerada um dos patrimônios histórico e cultural não só do Acre, mas do mundo. Assim como a estrutura, todo o acervo do local também é tombado. Os objetos pertencentes ao grande líder seringueiro foram retirados do imóvel antes da cheia de 2015 atingir a casa e, até o momento, estão sob responsabilidade da Fundação Elias Mansour.
Por: Márcia Moreira