terça-feira, 20 de junho de 2017

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, cidade do interior do AC deve ganhar novo sistema de captação de água

Água utilizada pelos moradores do Jordão era captada de um igarapé e com novo sistema será captada do Rio Tarauacá. Obras devem iniciar em agosto e terminar em outubro deste ano.

A população do município de Jordão, interior do Acre, deve ganhar um novo sistema de captação de água a partir de outubro deste ano. A promessa é do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa), que assinou a ordem de serviço para construção do novo sistema na sexta-feira (16). As obras devem começar em agosto e terminar em outubro desse ano.

Avaliado em mais de R$ 1 milhão, o novo sistema vai captar água diretamente do Rio Tarauacá e não mais do Igarapé São João. O investimento é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do governo do estado. Ao G1, o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães explicou, neste domingo (18), que no verão o curso do igarapé dimunui e a população sofre com a falta d'água.

"É um igarapé de curso muito pequeno, no verão fica um filete de água. Temos uma grande dificuldade de manter a capacitação no verão lá. Temos que fazer barragem no igarapé. O investimento que vamos fazer agora é mudar a captação do São João para o Rio Tarauacá, onde temos água permanente, mesmo no verão", confirmou.

O diretor acrescentou ainda que foi autorizado a empresa responsável pela obra comprar os insumos e transportar para a cidade. "Por uma questão de logística deve começar em agosto e terminar em outubro. Assinamos a ordem de serviço para construir e a empresa já vai começar a comprar o material", completou.
Por Aline Nascimento, G1 AC, Rio Branco