segunda-feira, 26 de junho de 2017

Município de Feijó recebe Centro Socioeducativo para abrigar adolescentes

Obra recebeu investimento de R$ 5,6 milhões e deve atender reeducandos de Feijó e Tarauacá. Novo centro foi inaugurado na última sexta-feira (23).

O Centro Socioeducativo de Feijó, no interior do Acre, foi inaugurado na última sexta-feira (23) e também deve abrigar adolescentes quecumprem pena do município de Tarauacá. Conforme o Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), 41 reeducandos vão ser encaminhados ao local que foi construído após um investimento de R$ 5,6 milhões.

O ISE afirma que o investimento vai permitir a aplicação de novas medidas para a recuperação dos adolescentes como o projeto Som da Liberdade e práticas esportivas.

Conforme o Governo do Acre, a unidade é moderna e adequada para receber os reeducandos. Além disso, afirma que o sistema socioeducativo do estado também foi reforçado com as instalações em Rio Branco, capital acreana, e no município de Brasileia.

Centro deve regularizar superlotação
Na última quinta (22), a Justiça do Acre determinou que o Centro Socioeducativo de Cruzeiro do Sul construa dois novos blocos para abrigar 15 pessoas. Além disso, devem construir um espaço específico para visitas íntimas, familiares e um refeitório. Com capacidade para 25 internos, o centro enfrenta a superlotação e abriga atualmente 58 adolescentes.

Conforme a determinação da Justiça, cada alojamento do novo bloco deve ser construído para atender somente três internos e ter espaço separado para chuveiro e vaso sanitário. Além disso, a direção deve adquirir gerador de energia, trocar pisos deteriorados, corrigir infiltrações e realizar limpeza e pintura nas paredes.

Além do espaço para visitas, também deve ser implantada uma unidade de semiliberdade atendendo as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesses casos, os adolescentes fazem atividades comunitárias, cursos e aulas na escola ao invés de ficarem presos.
Por G1 AC, Rio Branco