sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Prefeitura constrói banheiros e perfura poços artesianos em escolas rurais de Tarauacá

Nesta quinta feira, 19, a prefeita Marilete Vitorino acompanhada do secretário de Educação, Rosenir Arcênio, do secretário Adjunto, Cleiber Emídio e do Gerente de Ensino Rural, Orlando Bezerra, entregou, banheiros e poços artesianos construídos nas escolas rurais.

As escolas contempladas com os benefícios foram Escola Aurelino Pereira de Brito – anexo I, no Km 110. A escola tem um contingente de 55 alunos do 1º ao 5º ano e quatro turmas do Mais Educação, localizada na comunidade do Tauary, Escola Pedro Zumba – anexo III, que atende 146 estudantes do 1º ao 5º ano, Quero Ler e Asinha (Gregório),Escola Maria Odília – sede, na comunidade Rio Branco, Km 25. A escola oferece aulas do 1º ao 5º ano. 

O secretário municipal de educação, Rosenir Arcênio falou do Programa e elogiou a disposição e o compromisso da prefeita Marilete. “Estamos realizando um sonho e colocando a educação rural num patamar de qualidade, com a valorização do professor, do aluno e de toda a comunidade escolar. A realidade era outra. O sofrimento era constante. A água para o consumo trazia riscos à saúde. O local para fazer as necessidades fisiológicas era inadequado. Mas graças aos esforços da nossa gestora e equipe, já podemos contemplar alguns avanços”, enfatiza. 
“Hoje estamos com a sensação de dever cumprido nessa primeira etapa do Programa. Podemos ver a felicidade no rosto dos professores, dos alunos, dos pais de alunos e de toda comunidade, em saber que agora vão consumir água potável de qualidade e usufruir de um complexo com banheiro e sanitário dentro dos padrões de higiene e conforto. Estamos trabalhando na cidade, mas não esquecemos também das melhorias que precisamos implementar nas comunidades rurais”, ressalta a prefeita Marilete Vitorino.

O objetivo do Programa Água na Escola é levar água de qualidade e em quantidade suficiente para alunos e professores de escolas da zona rural, em condições apropriadas para consumo e erradicar as dificuldades de abastecimento.
(assecomtk)